A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL ANTES E APÓS SUAS: ANÁLISE DE UMA TRAJETÓRIA

Iara Maria Rossoni, Adriana Zanqueta Wilbert Ito, Marco Antonio Murara

Resumo


Este artigo objetiva discutir o trabalho do Assistente Social antes e após a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enquanto espaço sócio- ocupacional deste profissional e de toda equipe técnica que trabalha na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o qual amplia o mercado de trabalho e abre novas possibilidades de intervenção profissional. Ao mesmo tempo precariza e intensifica os processos de trabalho, tencionando as formas de efetivação do projeto ético-político profissional do Serviço Social. Este estudo foi realizado por intermédio de uma pesquisa quantitativa descritiva, enviada aos cinco municípios do Alto Vale do Itajaí/SC: São Bento, Rio Negrinho, Itapoa, Mafra, Rio do Sul, para as/os Assistentes Sociais das prefeituras. Como resultado concreto deste estudo foi possível verificar que antes da implementação do SUAS, ocorria falta de capacitação permanente dos técnicos, a equipe não era completa, faltava normas para direcionar o trabalho dos profissionais. Já, após a implementação do referido sistema houve o aumento do número de profissionais para compor as equipes técnicas, houve fomento na capacitação permanente, as equipes passam a ser compostas de forma interdisciplinar, bem como houve melhora nas condições do trabalho.

Palavras-chave


Assistente Social, SUAS, Mundo do Trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


ÀVILA, D. de. Reflexões sobre o clientelismo no Brasil e o processo constituinte 1987-88: o esforço da elite brasileira para preservação do seu modo tradicional de exercício da hegemonia. Florianópolis: UFSC, 1990.

BRAGA, Léa Lúcia Cecílio. O Trabalho de Assistentes Sociais no CRAS. In: O Trabalho do Assistente Social no SUAS: seminário nacional/ CFESS. Brasília: 2011.

BRASIL, Conselho Nacional de Assistência Social –CNAS. Resolução nº 269 de 26 de dezembro, Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS, Brasília, 2006.

CAMPOS, E. B. Usuários da assistência social: entre a tutela e o protagonismo, In STUCH, C.G; PAULA;R.F.S;PAZ,R.D.O. (Orgs). Assistência Social e Filantropia: cenário contemporâneo. 2012, apud DEMO, 2003.

COUTO, Berenice R. e SILVA, M.B. A política de assistência social e o SUAS: a trajetória da constituição da política pública. In: O SUAS: entre a fundamentação e os desafios da implantação, MENDES, Jussara M. R.; PRATES, Jane C.; AGUINSKI, Beatriz G. (orgs.), Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

GARCIA, Marcelo, Artigo SUAS: Sistema Único de Assistência Social,Cadernos Travessia – Edição 2 – Novembro 2009.

GUERRA, Yolanda. A dimensão técnico-óperativa do exercício profissional. In: SANTOS, C. M.: BACKX, S.; GERRA, Y (ORG). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social:desafios Contemporâneo. Juiz de Fora, MG; Editora UFJF, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.