DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E CONSUMO DE MODA NOS PRINCIPAIS BLOGS DO PAÍS

Laura Pedri Pereira, Thaissa Schneider

Resumo


Tendo em vista o atual crescimento dos blogs de moda no Brasil, a presente pesquisa visa descrever como seus autores tornaram-se líderes de opinião, influenciando leitores e ditando tendências. A blogosfera – universo e cultura dos blogs – é um sistema complexo e extraordinariamente dinâmico, assim como a moda e a polarização de tendências e comportamento. Neste sentido, propôs-se como objeto de estudo esta nova ferramenta de comunicação e o seu potencial de impacto sobre as diversas esferas da vida humana. Optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica, que forneceu embasamento teórico, e a pesquisa de campo, utilizando a técnica do estudo de caso e a aplicação de um questionário. O estudo de caso foi realizado considerando os mais relevantes blogs de moda do país, a fim de compreender sua estrutura, organização funcional e interação com usuários. O questionário eletrônico caracterizou-se como autoaplicado e enviado via internet, totalizando 508 respostas de uma amostragem por tipicidade, com 10 perguntas fechadas e uma aberta, sendo essa última analisada através da técnica análise de conteúdo. Partindo disso, observou-se o papel dos chamados blogueiros como grupos de referência, analisando o processo de adoção e difusão da moda através da interatividade que sugere formas exclusivas da hipermídia. O estudo contribuiu com as análises acerca deste instrumento comunicacional, no âmbito em que incluiu pesquisas teóricas sobre a interação digital, além de embasamento sobre blogs, sua história, estrutura, funcionalidades e multiplicidades de usos. Os resultados também abrangeram a verificação da preferência pelos atuais blogs de moda com maior acesso no país e suas respectivas publicações, sobretudo no que diz respeito à divulgação de produtos e sua influência nos leitores.

Palavras-chave


Blogs de moda; divulgação de produtos; comportamento de consumo

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