Nitretação a plasma em aço ferramenta
Resumo
Com o aumento das indústrias em todo o mundo, o desenvolvimento de novos tipos de aços foi necessário para se adaptarem as novas exigências do mercado. Dentre os diversos tipos de aço se destacam os aços ferramenta.
O aço ferramenta é basicamente qualquer aço usado para a fabricação de ferramentas de corte ou conformação de materiais. São produzidos e processados para atingir um elevado padrão de qualidade. Este tipo de aço se caracteriza pela elevada dureza e resistência à abrasão. A maior parte dos aços ferramenta é forjada. Outra parte é produzida por fundição de precisão ou por metalurgia do pó.
O processo de nitretação a plasma consiste no endurecimento da camada superficial de uma peça através da difusão de nitrogênio. Em uma mistura de gases contendo nitrogênio uma tensão é aplicada para que o plasma gerado se estabilize ao redor da peça. A nitretação a plasma é um processo termoquímico que proporciona uma alta dureza de superfície, promovendo alta resistência ao desgaste e à corrosão.
Contudo, a vantagem de aplicar a nitretação a plasma para os aços ferramentas é o fato de esse processo ser feito a uma faixa de temperatura relativamente baixa, entre 500 ºC e 650 ºC. Este procedimento impede que as propriedades dos aços sejam alteradas bruscamente.
Texto completo:
PDFReferências
CHIAVERINI, Vicente. Aços e ferros fundidos. 6. Ed. São Paulo: Associação Brasileira de Metais, 1990.
HEINRICH, Ernst. Os aços ferramentas. São Paulo: Editora Edgar Blücher LTDA, 1977.
CHIAVERINI, Vicente. Tratamento térmico das ligas metálicas. 1. Ed. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2008.
BODYCOTE, Tratamentos Térmicos. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2014.
GOBBI, Vagner João. Influência da nitretação a plasma na resistência ao desgaste microabrasivo do aço ferramenta AISI D2. Publicação: ENM – 136 A/09. Brasília/DF: 7 de agosto de – 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.