O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS DAS LOJAS DE MODA DE JARAGUÁ DO SUL
Resumo
As mudanças na comunicação através de novas formas de linguagem, canais e conteúdo, tem se tornado cada vez mais evidentes, com a globalização da internet. O crescimento da comunicação on-line despontou novas formas de comunicação entre mercado e consumidores e potenciais clientes. O que se observa atualmente é a utilização do aplicativo Instagram como ferramenta para a divulgação de produtos de lojas de moda. A partir do momento que o acesso ao aplicativo se tornou parte das ações realizadas de usuários que possuem acesso à internet por meio de dispositivos móveis, o mercado da moda se ajustou a este comportamento, passando a direcionar boa parte de seus esforços de propaganda a esse aplicativo, que tem como características o acesso gratuito e o apelo à uma comunicação essencialmente visual. Essa prática promove novas possibilidades e costumes a lojistas e consumidores, e é isto que se analisa neste trabalho: compreender de que forma esse comportamento de consumo e comunicação online está sendo aplicado e aceito por lojas e consumidores da cidade de Jaraguá do Sul. Para tanto, por meio de pesquisa exploratória obteve-se informações com pesquisas bibliográficas da qual cumpriu-se alguns dos objetivos específicos, para então se dar o cumprimento de outra etapa do trabalho, a pesquisa de campo. Para tal, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 12 questões fechadas e abertas aplicadas em 35 consumidores. Os dados coletados das perguntas fechadas foram analisados com base nos percentuais de cada resposta em relação à amostra total e apresentados em gráficos. Após a análise, pode-se ter uma visão afirmativa sobre a influência do Instagram nas relações entre lojas de moda e consumidores e constatar que os esforços de comunicação das lojas de moda questionadas são percebidos por consumidores e influenciam os que são usuários do Instagram.
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PDFReferências
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