O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS DAS LOJAS DE MODA DE JARAGUÁ DO SUL

Thaissa Schneider, Marina Janesch Alessi

Resumo


As mudanças na comunicação através de novas formas de linguagem, canais e conteúdo, tem se tornado cada vez mais evidentes, com a globalização da internet. O crescimento da comunicação on-line despontou novas formas de comunicação entre mercado e consumidores e potenciais clientes. O que se observa atualmente é a utilização do aplicativo Instagram como ferramenta para a divulgação de produtos de lojas de moda. A partir do momento que o acesso ao aplicativo se tornou parte das ações realizadas de usuários que possuem acesso à internet por meio de dispositivos móveis, o mercado da moda se ajustou a este comportamento, passando a direcionar boa parte de seus esforços de propaganda a esse aplicativo, que tem como características o acesso gratuito e o apelo à uma comunicação essencialmente visual. Essa prática promove novas possibilidades e costumes a lojistas e consumidores, e é isto que se analisa neste trabalho: compreender de que forma esse comportamento de consumo e comunicação online está sendo aplicado e aceito por lojas e consumidores da cidade de Jaraguá do Sul. Para tanto, por meio de pesquisa exploratória obteve-se informações com pesquisas bibliográficas da qual cumpriu-se alguns dos objetivos específicos, para então se dar o cumprimento de outra etapa do trabalho, a pesquisa de campo. Para tal, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 12 questões fechadas e abertas aplicadas em 35 consumidores. Os dados coletados das perguntas fechadas foram analisados com base nos percentuais de cada resposta em relação à amostra total e apresentados em gráficos. Após a análise, pode-se ter uma visão afirmativa sobre a influência do Instagram nas relações entre lojas de moda e consumidores e constatar que os esforços de comunicação das lojas de moda questionadas são percebidos por consumidores e influenciam os que são usuários do Instagram.


Palavras-chave


moda, consumidor, loja, Instagram, Jaraguá do Sul

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